Dia 17 de novembro é o Dia Mundial de Enfrentamento ao Câncer de Próstata, e o dia 19, Dia Internacional do Homem. Por isso, o mês de novembro é "azul", com atenção especial ao homem.
Como acontece em vários países, o Brasil também se mobiliza para estimular a prevenção do câncer de próstata. |
Sobre o Câncer de Próstata
Estatísticas
O câncer de próstata é o tumor mais frequente no sexo masculino, ficando atrás apenas dos tumores de pele, e o sexto tipo mais comum no mundo segundo o INCA (Instituto Nacional do Câncer).
A cada seis homens, um é portador da doença. A estimativa do INCA é de que, por ano, 69 mil novos casos sejam diagnosticados, um caso a cada 7,6 minutos.
Diagnóstico
A doença pode demorar a se manifestar, exigindo exames preventivos constantes para não ser descoberta em estágio avançado e potencialmente fatal. Os exames consistem na dosagem sérica do PSA e no exame de toque retal, que são complementares, pois cerca de 20% dos casos não são detectados pelo PSA.
Fatores de Risco
A recomendação é que homens a partir de 50 anos procurem um urologista para realizar os exames preventivos anualmente. Indivíduos com história familiar de câncer de próstata, da raça negra, sedentários e obesos devem iniciar a prevenção a partir dos 45 anos, pois possuem maior risco de desenvolver a doença.
Prevenção
Quando diagnosticada precocemente as chances de cura da doença são de, aproximadamente, 90%.
Outros tipos de câncer que acometem o aparelho reprodutor masculino
Câncer de Pênis
Trata-se de um tumor raro, representa 2% de todos os tipos de câncer que afetam os homens, e atinge com maior incidência aqueles partir dos 50 anos. Alguns dos fatores de risco associados a esse tipo de câncer são: falta de higiene íntima, doenças sexualmente transmissíveis e a presença de fimose, já que o estreitamento pelo prepúcio - pele que reveste a glande, ou a “cabeça” do pênis - facilita o acúmulo de sujeiras.
Tendo a glande encoberta pela pele, o homem também pode demorar para notar sintomas visíveis do câncer de pênis. Esses sintomas incluem caroços, feridas que não cicatrizam, vermelhidão e coceira prolongada. Caso não seja tratada rapidamente, a doença pode levar à amputação do órgão e até ao óbito. Para prevenir o câncer de pênis é necessário fazer a limpeza diária com água e sabão, principalmente após as relações sexuais. É fundamental ensinar às crianças desde cedo os hábitos de higiene íntima, que devem ser praticados todos os dias.
Câncer de Testículo
Considerado menos frequente, este tipo de câncer tem como agravante a maior incidência em homens em idade reprodutiva (entre 15 a 50 anos). Entre os principais sintomas, está o aparecimento de um nódulo duro, geralmente indolor e aproximadamente do tamanho de uma ervilha. Também pode ocorrer aumento ou diminuição no tamanho dos testículos, endurecimentos, dor imprecisa na parte baixa do abdômen, sangue na urina e aumento ou sensibilidade dos mamilos.
O aparecimento do câncer de testículo está relacionado ao histórico familiar, lesões e traumas na bolsa escrotal e a criptorquidia – quando o testículo não desce para a bolsa escrotal. Por isso, na infância é importante o exame do pediatra para verificar se a descida dos testículos para a bolsa escrotal ocorreu normalmente. Apesar de considerado agressivo, esse tipo de câncer é de fácil diagnóstico e alto índice de cura.
Nenhum comentário:
Postar um comentário